POLO TECNOLÓGICO DO OESTE CATARINENSE
Telefone: (49) 3324.4342 Email: deatec@deatec.org.br

NOTÍCIAS DO DEATEC

Fique por dentro de tudo que acontece no setor de TIC no oeste de Santa Catarina relacionado ao DEATEC

Deatec avalia o ano e planeja ações para 2018

15/12/2017 10:18:46

A Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec) reuniu a diretoria e associados nessa semana para apresentar as ações realizadas durante o ano e fazer o planejamento para 2018. De acordo com o presidente André Telöcken 2017 foi um ano intenso, com transformações no País e de alta expectativa para 2018. “Encerramos o ano com 110 associados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. A meta para o ano que vem é expandirmos para 170 associados”.

Entre as ações de destaque deste ano estão o fortalecimento de startups, a participação da Deatec na criação do núcleo de tecnologia para a agricultura familiar, reunião com a Câmara de Tecnologia da Fiesc quando foram expostos os gargalos do Oeste catarinense, o fortalecimento da atuação na região de Concórdia e a assinatura do Pacto pela Inovação. A entidade também promoveu cursos, workshops, palestras e eventos para troca de experiências e integração das empresas do setor.

Foram realizadas duas edições do Deatec Summit que discutiu temas relacionados ao setor em Chapecó e região, buscando desenvolver o ecossistema de inovação. A Deatec também iniciou uma parceria com a cooperativa de crédito Sicredi e participou da pesquisa de remuneração do setor de TI feita pelo Sindicato das Empresas de Processamento de Dados, Software e Serviços Técnicos de Informática do Estado de Santa Catarina (Seprosc).

Outro destaque de 2017 foi o início do Programa Excelência da Gestão (PEG) em parceria com o Movimento Catarinense pela Excelência (Excelência SC) com foco no amadurecimento e aprendizado sobre ferramentas de gestão, compartilhamento de práticas e melhoria da competitividade por meio do Modelo de Excelência da Gestão (MEG). Participam as empresas AtsLog, Meestechnik, Inova, Inviolável, Interfoc, Multisoftware, BRSis, Patrimonial, Alt Telecom, Interline, Optidata e Data Transp.

O secretário adjunto da Deatec e presidente do Conselho de Ciência e Tecnologia de Chapecó, Ernani Zottis, e o secretário executivo do Conselho, Rafael Oro Natel, apresentaram o projeto de incentivo fiscal às empresas de tecnologia e inovação. Em 2017, foram alocadas pela Deatec a Nord Electric, Gama, AtsLog, Desbravador, Elo Ideias e Vega Sistemas.

Em 2017 também avançou o projeto do Condomínio Tecnológico. A ideia da construção surgiu em 2008 e a edificação será em uma área de 204 mil metros quadrados, cedida pela prefeitura. “Neste ano, avaliamos o modelo jurídico e como faremos para viabilizar oportunidade para que todas as empresas associadas possam se instalar no condomínio”, relatou o presidente da Deatec.

Em 2017 duas empresas associadas à Deatec, a Kemia e Hub2B, assinaram contratos com o Banco Regional do Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) na linha Finep Inovacred Expresso para pesquisa e desenvolvimento de novos produtos. A Kemia encaminhou o financiamento pelo Sicoob e a Hub2b pelo Sicredi.

Durante o encontro dessa semana, o diretor de Startups da Deatec, Rudinei Gerhart, também fez uma palestra sobre inovação e empreendedorismo exponencial.

Educar e conscientizar a população sobre os riscos que existem na internet e no uso das tecnologias da informação como celulares, tablets, computadores e novos dispositivos que fazem parte da vida cotidiana é o objetivo do projeto Educação Digital que iniciou neste ano. O projeto é coordenado pelo diretor de Infraestrutura da Deatec, Fernando Mangold, com apoio da Mágica Filmes, To Rocket, Mangold Assessoria Jurídica e BRSIS. “São abordados problemas reais do dia a dia, como não cair no golpe de sites falsos e realizar compras seguras na internet, além de tratar temas como privacidade e pornografia infantil”, explicou Mangold.

No segundo semestre deste ano a Deatec também recebeu novos associados: Eagle Track, Gestran, Proteger, To Rocket, O2 Multicomunicação, Hu2b, Interline, Logistra.

PLANEJAMENTO PARA 2018

Para o próximo ano, a Deatec realizará a Expen, feira que tem como principal objetivo estimular a economia, o empreendedorismo e o aperfeiçoamento das empresas e profissionais, oferecendo soluções completas para todas as etapas de maturação de uma empresa, desde o planejamento de um novo negócio até a gestão e conquista de novos mercados. “Será uma oportunidade para as empresas lançarem produtos, fazer networking e mostrar que possuem produtos e serviços de excelência”, salientou Zottis.

O presidente da Deatec enfatizou que no próximo ano será dada continuidade aos treinamentos para as empresas associadas e aos processos para a construção do Condomínio Tecnológico, além da eleição do Empresário Destaque em Tecnologia e aproximação com a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate). “Também vamos fortalecer a atuação nas regiões de Concórdia e Joaçaba, as verticais e as startups”, concluiu André Telöcken.