POLO TECNOLÓGICO DO OESTE CATARINENSE
Telefone: (49) 3324.4342 Email: deatec@deatec.org.br

NOTÍCIAS DO DEATEC

Fique por dentro de tudo que acontece no setor de TIC no oeste de Santa Catarina relacionado ao DEATEC

Darlan Segalin, é eleito empresário Destaque em Tecnologia

14/11/2019 16:55:11

“Comecei trabalhando com meus pais”, contou. Essa trajetória o preparou para, mais tarde, entrar no mundo da computação e se tornar sócio em uma empresa de tecnologia afirmou o empresário Darlan Segalin da Optidata, eleito Empresário Destaque em Tecnologia na noite dessa terça-feira (12), em Chapecó. Também foi indicado ao prêmio o empresário Gustavo Damschi, da Elo Ideias. O título é conferido pela Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec) e tem como objetivo reconhecer a capacidade de inovação e a conduta empresarial, além de elevar o desenvolvimento e a representatividade da classe na região.

Para a escolha do Empresário Destaque em Tecnologia, levou-se em consideração o perfil empreendedor, a ética profissional e o associativismo. “Como empreendedor, preciso estar sempre aprendendo e esse prêmio é o reconhecimento do meu trabalho. Estou muito feliz”, comemorou Darlan

O encontro também contou com entrega de projetos de incentivo fiscal, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Ciência, Tecnologia e Inovação; certificação as empresas que efetivaram sua associação à Deatec no ano; bate-papo com secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Santa Catarina, Amandio João da Silva Júnior, sobre O Estado e a Inovação; assinatura de parceria com a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate); e a apresentação da nova marca da Deatec.

Darlan Segalin, tem 33 anos, é Co-Fundador e CEO da OPTIDATA, fundada em 2009, atualmente a empresa está com mais de 500 clientes corporativos em todo Brasil no segmento de computação em nuvem corporativa, estrutura de data centers em Curitiba, São Paulo e Miami. Co-Fundador e CEO da Startup AMPLIMED, plataforma online para gestão de clínicas e consultórios que facilita o dia a dia do profissional e do paciente, atualmente com mais de 5000 clientes em todo Brasil. Em 2018 a empresa foi selecionada pela Oxigênio Aceleradora, de um total de 620 empresas, apenas duas foram escolhidas para receber aporte do Grupo PORTO SEGURO e da PLUG AND PLAY do vale do silício dos EUA, tornando a primeira empresa Chapecoense e uma das poucas catarinenses a receber aporte do vale do silício.

Possui Mestrado em Ciência da computação pela PUC-PR. especialização em lingua inglesa na Universidade de Utah, graduação em análise e desenvolvimento de sistemas pela Unoesc, atualmente ocupa cargo de diretor de relações internacionais da DEATEC.

A presidente da Deatec, Sinara Perosa, afirmou que esta premiação é um ato de incentivo para empresas do setor que possuem a capacidade de inovar.

Ela explicou ainda que nesses três meses à frente da diretoria já está organizando os trabalhos para o próximo ano. “É um passo muito importante para a Deatec essa parceria que estamos firmando hoje com a Acate e temos muita expectativa quanto à finalização do Parque Científico e Tecnológico Chapecó@”, destacou. Em nome da diretoria, ela ainda pediu a participação ativa dos associados. “Queremos que todos se sintam parte das ações realizadas”, enfatizou. O presidente do Sindicato das Empresas de Processamento de Dados, Softwares e Serviços de Informática do Estado de Santa Catarina (Seprosc), João Luiz Kornely, também prestigiou o evento. “A Deatec é um polo importante no Oeste. É justo estarmos participando e apoiando este momento”, enfatizou.

Em sua fala, Gabriel Sant'Ana Palma Santos, diretor executivo da Acate, comentou que é preciso pensar em como levar Santa Catarina para o mundo. “Precisamos fazer um esforço e unir forças”, destacou. Por isso, nesta noite foi assinada uma parceria entre as duas associações. A partir de agora, todos os associados da Deatec são automaticamente associados da Acate e terão acesso a missões, cursos, e espaços oferecidos pela Acate. “A partir de agora, a gestão da Deatec passa influenciar na gestão da Acate. No planejamento para 2020 já vamos pensar juntos”, reforçou. “Foram muitas conversas entre diretores anteriores que nos trouxeram a este momento. Hoje assinamos o contrato que não é mera formalidade, mas a concretização de uma parceria”, finalizou Sinara.

“Nós como governo do Estado vemos com muito bons olhos essa parceria que vocês assinaram hoje”, afirmou Amandio Junior. Ele explicou que existem muitas associações em Santa Catarina e, nem sempre, o Estado consegue contemplar as demandas de todas. Por isso, essa união é muito favorável. “São entidades com os mesmos objetivos e, assim, se fortalecem juntas”, reforçou. “Ver empresas de destaque como estas aqui presentes mostra a força da Deatec no Oeste do Estado”, disse comentando que Santa Catarina é a sexta economia do País e o estado com mais startups. “Com bons produtos e bons serviços podemos atender o mundo todo. E esta é a nossa intenção”, destacou. Ele ainda garantiu que levará pessoalmente para Florianópolis o pedido de finalização do Parque Chapecó@.

Ainda durante o evento, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Chapecó, Marcio Sander, entregou os certificados para as empresas que tiveram projeto de incentivo fiscal aprovado. “Chapecó tem boa vontade e comprometimento. Este é o caminho certo”, afirmou. O Programa Municipal de Incentivo à Ciência, Tecnologia e Inovação tem como objetivo incentivar e fomentar ações para o desenvolvimento da inovação tecnológica e científica. O presidente do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ernani Zottis, acrescentou que o que buscam fazer é melhorar o ecossistema tecnológico da região.

O evento teve patrocínio do Banco Regional do Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Sicredi Região da Produção (RS,SC,MG), Seprosc, Sindicato do Comércio Região de Chapecó (Sicom) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)

Apoio: Governo do Estado de Santa Catarina, Acate, Ó DOIS GO, Inova Soluções Tecnológicas, BRSIS Sistemas ,Acessoline Telecom, Inviolável Segurança, Parque Tecnológico Chapeco@ e Prefeitura Municipal de Chapecó.

REBRANDING

A agência responsável pelo rebranding da Deatec é a Ó DOIS GO. Ted Lino apresentou o conceito, explicando que o principal desafio deste trabalho foi entender qual era a história que seria contada com esta nova marca, mas chegaram a uma conclusão: “conexão é o que move a Deatec. É o DNA”, afirmou. “Se não estivessem preocupados com o futuro, a gente não estaria aqui”, comentou destacando outros termos importantes para o desenvolvimento da nova marca, como tecnologia e inovação.