POLO TECNOLÓGICO DO OESTE CATARINENSE
Telefone: (49) 3324.4342 Email: deatec@deatec.org.br

NOTÍCIAS DO DEATEC

Fique por dentro de tudo que acontece no setor de TIC no oeste de Santa Catarina relacionado ao DEATEC

Deatec e NITA promovem evento para agregar novos parceiros no Oeste

04/10/2018 11:40:01

O Núcleo de Inovação Tecnológica para Agricultura Familiar (NITA) promoveu reunião nesta quinta-feira (04), em Chapecó, na Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec). Participaram representantes da Deatec, o secretário executivo estadual do NITA, Julio Cezar Bonadese, e o professor do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão da Inovação da Unochapecó, Gean Lopes da Luz.

A intenção do encontro foi iniciar a organização de um evento no dia 8 de novembro próximo para apresentar o NITA e agregar novas parcerias no Oeste do Estado. O NITA é uma organização constituída por instituições públicas e privadas que tem por objetivo aproximar startups, pequenas e médias empresas desenvolvedoras de inovações aos agricultores familiares e pescadores artesanais, suas organizações e técnicos do setor. Busca difundir tecnologias e criar um ambiente em que novas ideias sejam geradas e atendam as reais necessidades das atividades desenvolvidas no campo e no mar.

De acordo com Bodanese, as inovações não chegam à agricultura familiar na mesma velocidade com que chegam a outros setores. “Por isso, o Banco Mundial apoiou a criação de oito centros de inovação no mundo. Na América Latina, tem um na Colômbia e o NITA em Santa Catarina, em conjunto com o Governo do Estado e entidades parceiras. No evento em novembro faremos uma reflexão sobre o ecossistema inovador no Oeste e como está sua relação com a agricultura familiar”.

O diretor de Startups da Deatec, Rudinei Gerhart, realçou que o NITA aproxima diferentes atores na cadeia econômica, como produtores rurais, empresas desenvolvedoras de tecnologias, governo, entidades de crédito, universidades e outras organizações. “Essa conexão é fundamental para que haja efetivo desenvolvimento regional associado à agricultura familiar”, expôs acrescentando que a conexão entre empresas, universidades e poder público é primordial para atender as reais necessidades do setor.

Gean da Luz reforçou a importância de aproximar os envolvidos e consolidar o ecossistema inovador na região. Para fortalecer a relação com a agricultura familiar e o agronegócio, a Unochapecó apresentou durante a Mercoagro o Hub Agro. O projeto é desenvolvido pelo Parque Científico e Tecnológico Chapecó@ com a colaboração de empresas e entidades e busca promover a inovação e a tecnologia no segmento. “É uma estrutura de cooperação voltada para o fortalecimento do ecossistema e precisa estar integrado com o NITA e outros projetos”, frisou o professor.

A Deatec é um dos parceiros do NITA e informará, em breve, a programação do evento que será promovido em novembro. Mais informações do Núcleo podem ser acessadas no site www.nita.org.br.