POLO TECNOLÓGICO DO OESTE CATARINENSE
Telefone: (49) 3324.4342 Email: deatec@deatec.org.br

NOTÍCIAS DO DEATEC

Fique por dentro de tudo que acontece no setor de TIC no oeste de Santa Catarina relacionado ao DEATEC

Cesar Bortolini é eleito Empresário Destaque em Tecnologia

31/10/2018 17:32:05

“É uma grande honra receber esse troféu devido a toda a história e importância da Deatec para a região e para nós empresários de tecnologia. Agradeço a todos pela confiança”, afirmou o empresário Cesar Antônio Bortolini, da Multisoftware, eleito Empresário Destaque em Tecnologia na noite dessa terça-feira (30), em Chapecó. Também foi indicado ao prêmio o empresário Gustavo Damschi, da Elo Ideias. O título é conferido pela Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec) e tem como objetivo reconhecer a capacidade de inovação e a conduta empresarial, além de elevar o desenvolvimento e a representatividade da classe na região.

Para a escolha do Empresário Destaque em Tecnologia, levou-se em consideração o perfil empreendedor, a ética profissional e o associativismo. Para Bortolini, a vida empresarial não é fácil e receber o reconhecimento dos amigos e colegas de profissão pelo trabalho realizado tanto na empresa como em prol do setor é gratificante. “Sempre procurei estar envolvido na Deatec e com outras instituições para contribuir com o nosso setor que é muito importante. A vida das pessoas mudou muito com a tecnologia e nós, como representantes disso, temos que entender a nossa responsabilidade”, enfatizou.

Bortolini é formado em Ciência da Computação pela Unochapecó, tem pós-graduação em Gestão em TI e mestrado iniciado em Computação Aplicada. Trabalhou durante muitos anos na área de tecnologia da informação e comunicação em grandes empresas, é professor dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação desde 2009 e professor de pós-graduação em Desenvolvimento para Dispositivos Móveis da Unochapecó. É sócio diretor da empresa Multisoftware desde 2012, foi presidente da Deatec e é membro atuante do Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação da Associação Empresarial e Industrial de Chapecó (ACIC).

O presidente da Deatec, André Telöcken, ressaltou a importância das tecnologias no mundo atual. Observou que 65% das crianças hoje executarão empregos que não existem atualmente. “Precisamos estar preparados para esse novo cenário. Com o intuito de contribuir com as empresas associadas, a Deatec tem desenvolvido intensas atividades para o fortalecimento do nosso polo tecnológico que se transformou na segunda região de maior crescimento na esfera estadual”.

Uma das iniciativas focaliza a melhoria de gestão, com parceria com o Movimento Catarinense pela Excelência (Excelência SC) para o desenvolvimento do Programa Excelência da Gestão (PEG). A Deatec estreitou relações com a Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate) e atua na busca de alternativas para o desenvolvimento empresarial. “Na busca permanente pela evolução, aderimos também ao Pacto Pela Inovação proposto pelo Governo do Estado. Outra iniciativa vitoriosa é a Feira de Soluções Empresariais (Expen)”, explanou Telöcken acrescentando que o Oeste deve estar na vanguarda e precisa ficar conectado com os agentes de inovação.

Durante o evento, representantes da Deatec também assinaram a bandeira que está passando por todo o ecossistema catarinense para demonstrar o potencial empreendedor e inovador do Estado. No dia 20 ela estará no CASE 2018, maior evento de startups da América Latina e será exposta em São Paulo juntamente com outros 26 estados representando o Oeste e toda SC.

O evento teve patrocínio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Sindicato das Empresas de Processamento de Dados, Software e Serviços Técnicos de Informática do Estado de Santa Catarina (Seprosc), Sicredi Região da Produção RS/SC e Acate, além de apoio das empresas BRSIS, Inova Soluções Tecnológicas e Acessoline.

PROGRAMA SOU DIGITAL

O diretor de Infraestrutura da Deatec, Fernando Mangold, apresentou o projeto Sou Digital – Educação e Ética Digital. A ação iniciou em 2017 com a participação de empresas voluntárias associadas à Deatec (BRSIS, Mágica Filmes, Mangold Assessoria Jurídica e To Rocket). Foram desenvolvidos vídeos educativos, infográficos e site (www.soudigital.org.br) e realizadas visitas a escolas com objetivo de conscientizar a sociedade sobre os riscos do mundo virtual. Neste ano foram trabalhados os temas compras seguras, pornografia infantil e privacidade na internet. “Em 2019 daremos continuidade ao projeto e abordaremos temas como identidade digital, direitos autorais, pirataria na internet, liberdade de expressão e Lei Geral de Proteção de Dados com enfoque no consumidor”, frisou Mangold. Os vídeos podem ser conferidos no canal do YouTube Sou Digital – Educação e Ética Digital.

PROJETO ISS

As empresas associadas à Deatec beneficiadas com incentivo fiscal em 2018 receberam os projetos aprovados. A entrega simbólica foi feita pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Chapecó, Marcio Ernani Sander, para as empresas AtsLog, Desbravador, Gamatec, Nord Electric, Elo Ideias e VegaSistemas. O incentivo fiscal tem objetivo de fomentar ações para o desenvolvimento da inovação tecnológica e científica de Chapecó. Foi instituído pelo Programa Municipal de Incentivo à Ciência, Tecnologia e Inovação, criado pela Lei da Inovação (Lei nº 6476/2013). A Deatec participa das discussões e estimula os associados a buscarem alternativas para o desenvolvimento empresarial. Nesse sentido, inscreveu projetos de empresas que tiveram aprovação para incentivo fiscal, com redução do Imposto sobre Serviços (ISS). Os projetos foram analisados pelo Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação.

NOVOS ASSOCIADOS

Durante a cerimônia, também foram certificadas as empresas que efetivaram sua associação à Deatec neste ano: Automazoom Soluções Industriais, Connect Soluções em Tecnologia Industrial, Conexti Soluções em TI, Certa Administradora e Corretora de Seguros, Dhz Soluções em Tecnologia, Eagle Track, Gestran Software de Transportes, Kemia Tratamento de Efluentes, Logistra Sistemas e Seguros, O2 Propaganda, Josué Queiroz Serafim – Selke, Starapp Sistemas, Raiana Comiran – To Rocket, Unidade Central de Educação Faem Faculdade (Uceff) e Viacel Serviços e Telecomunicações.