POLO TECNOLÓGICO DO OESTE CATARINENSE
Telefone: (49) 3324.4342 Email: deatec@deatec.org.br

NOTÍCIAS DO DEATEC

Fique por dentro de tudo que acontece no setor de TIC no oeste de Santa Catarina relacionado ao DEATEC

Deatec oportuniza networking entre estudantes e profissionais da área de tecnologia da informação

13/09/2018 17:36:04

O mercado de trabalho na área de Tecnologia da Informação (TI) é dinâmico e necessita de profissionais atualizados e comprometidos. Com o objetivo de aproximar estudantes do curso técnico em informática da Escola Rui Barbosa, de São Lourenço do Oeste, da realidade de empresas que atuam no setor, a Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec) oportunizou, nessa semana, uma visita a empresa associada Gamatec, em Chapecó.

Os 21 estudantes conheceram a estrutura e acompanharam de perto a atuação da empresa que possui mais de 18 anos de experiência no mercado de mobilidade com soluções integradas aos maiores Softwares de Gestão Empresarial (ERP) do Brasil. Especializada no desenvolvimento de softwares para dispositivos móveis, customizados ao negócio de cada cliente, a empresa atende, principalmente, indústrias, atacados, distribuidoras e empresas do agronegócio, na grande maioria presentes na região Sul e Sudeste do País.

O diretor e coordenador de projetos da Gamatec Alencar Cezar Orsolin recepcionou os alunos e ressaltou a importância da inserção na realidade do dia a dia do mercado de TI para o melhor aperfeiçoamento dos jovens que pretendem seguir carreira. “O setor de tecnologia é um dos poucos que em momentos de crise encontra possibilidades de desenvolvimento e crescimento. Por isso, precisamos de profissionais qualificados e preparados para atender as demandas de um setor dinâmico e que, frequentemente, passa por transformações”, salientou.

Segundo Orsolin, um bom profissional de TI precisa aliar conhecimento, habilidade e atitude. “Entre elas a atitude é a primordial, uma vez que o conhecimento e a habilidade são adquiridos com o tempo, mas sem atitude nenhum deles é possível. Portanto, momentos de imersão na rotina de empresas é fundamental durante o processo de formação para preparar os profissionais, além de demonstrar o leque de oportunidades que o setor oferece”, complementou.

O presidente da Deatec André Telöcken ressaltou que o mercado de trabalho busca por profissionais dispostos a aprender e que tenham criatividade e perfil de inovação, características importantes para o setor. Telöcken destacou, com base na Pesquisa Remuneração de 2017 do setor de TI de SC, que a distribuição da mão de obra no setor em 2017 foi de 16,64% dos colaboradores ocupando cargos em nível estratégico, 26,70% em nível tático e 56,66% operacional. “Isso demonstra a importância do segmento de tecnologia e informação que injeta milhões na economia catarinense”, complementou.

O presidente destacou, ainda, que a Deatec conta com o link “Banco Talentos” no site da entidade (www.deatec.org.br) onde estudantes podem cadastrar seus currículos para posteriormente serem encaminhados às empresas.

VISÃO DE MERCADO

A coordenadora do curso técnico em informática a Escola Rui Barbosa, Regiane Todero, explicou que o objetivo foi levar os alunos a conhecer o ambiente de trabalho de um profissional de TI, aproximando a teoria da sala de aula com a prática do mercado. “Muitas vezes, eles estão estudando e não tem noção de como é a rotina do dia a dia nas empresas. Esses momentos são muito importantes, principalmente, para a troca de experiências entre estudantes e profissionais que já atuam na área. Sem dúvidas foi um momento enriquecedor para todos nós”.

O estudante Lucas Mateus Cella, de 17 anos, é um apaixonado por tecnologia desde muito cedo e aprovou a visita a Gamatec. Segundo ele, a curiosidade em saber como funciona o a tecnologia se tornou em propósito de vida. “Tenho buscado me profissionalizar e visitas como essa agregam muito e contribuem para a criação de uma cultura tecnológica, levando a realidade das empresas para dentro das instituições. Isso vem a suprir essa defasagem que existe”, avaliou.

FORTALECIMENTO DO SETOR

Visando fortalecer o desenvolvimento do ecossistema de tecnologia e inovação do grande Oeste catarinense, a Deatec, seguindo a mesma linha da integração entre conhecimento e mercado de trabalho, mantém parceria com diversas instituições e entidades ligadas ao setor. De acordo com o presidente, a cooperação entre as empresas e entidades é uma maneira de torná-las mais competitivas. “Por meio de parcerias, é possível fortalecer o poder de compras, compartilhar recursos, combinar competências, realizar pesquisas, entre outras vantagens”, destacou.

Telöcken explanará sobre o tema durante a programação do Mercoagro On Business, evento paralelo à Mercoagro 2018. O tema “O papel da associação de classe na inovação”será abordado pelo presidente da Deatec na sexta-feira (14), às 16h45, na Sala Aury Luiz Bodanese, no Pavilhão Amarelo do Parque de Exposições. O evento segue até a sexta-feira (14), no Parque de Exposições Tancredo Neves, em Chapecó.