POLO TECNOLÓGICO DO OESTE CATARINENSE
Telefone: (49) 3324.4342 Email: deatec@deatec.org.br

NOTÍCIAS DO DEATEC

Fique por dentro de tudo que acontece no setor de TIC no oeste de Santa Catarina relacionado ao DEATEC

Profissionais aprofundam conhecimentos sobre metodologia ágil para desenvolvimento de softwares

18/06/2018 15:55:14

Com scrum, projetos são entregues mais rapidamente, com mais qualidade e maior assertividade


Ensinar e aprender scrum de maneira nova e divertida. É isso que o workshop “Scrum na Prática (Lego4Scrum)”, promovido pelos profissionais da área de tecnologia da informação Andy Barbosa e Lurdete Fontaniva,com apoio da Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec), possibilitou no último fim de semana, em Chapecó.

Scrum é uma metodologia ágil para gestão e planejamento de projetos de softwares, na qual estes projetos são divididos em ciclos chamados Sprints, dentro do qual um conjunto de atividades deve ser executado. No workshop, os instrutores alinharam a teoria com a prática por meio de um jogo com lego. “Essa ferramenta proporciona a noção de como seria a atividade no dia a dia com a prática do scrum. Quando há prática, o conhecimento é melhor absorvido”, explicou Lurdete.

O diferencial do scrum para outros métodos de desenvolvimento de softwares é a abordagem de gestão ágil dos projetos e interação com os clientes. “Na metodologia tradicional se planeja, desenvolve e entrega ao cliente. No scrum o projeto é desenvolvido em pequenas partes, sendo que cada uma delas é entregue ao cliente para que ele possa testar e validar. Assim, o projeto pode ser melhorado continuamente. Isso aumenta a qualidade e reduz o índice de insucesso”. Com o scrum, o tempo de cada ciclo de desenvolvimento varia, podendo ser quinzenal ou mensal, de acordo com a estratégia do produto e do cliente.

Os participantes aprenderam os fundamentos do Scrum, incluindo seus papéis, cerimônias e artefatos e compreenderam como formar times, melhorar a comunicação e lidar com os principais desafios da utilização do método. Foram apresentados, ainda, todos os fundamentos e conceitos num contexto de empresas de desenvolvimento de software, aprofundando e explicando em detalhes cada um, com demonstração de casos práticos e suas experiências.

A desenvolvedora web da O2 Multicomunicação, Debora Cristina Fontanella, participou do workshop e avaliou como excelente. “Eu nunca tinha feito curso sobre scrum. Estamos começando a aplicar a metodologia na empresa. Inicialmente era para sistemas web e websites, mas agora estamos tentando adaptar para todo o fluxo de clientes”, relatou. Para Debora, além de ser mais ágil e transparente, o scrum proporciona maior flexibilidade. “Fica mais fácil entender o que fazemos e para o que serve. Também é mais fácil para atender as demandas de mudanças que chegam. O curso foi proveitoso tanto na parte teórica como prática. Apesar de estar focado na área de TI, conseguimos adaptar para a agência”.

Barbosa enfatizou que no scrum o trabalho acontece em um ambiente de colaboração e cooperação entre a equipe. “Atua-se num conceito de time, de auto-organização, explorando o que cada um tem de melhor para contribuir com o trabalho. Elimina-se a questão de hierarquia”. O resultado é o aumento da produtividade e da motivação, contribuindo para o engajamento e o foco das pessoas, influenciando na satisfação e na qualidade de vida no trabalho.