POLO TECNOLÓGICO DO OESTE CATARINENSE
Telefone: (49) 3324.4342 Email: deatec@deatec.org.br

NOTÍCIAS DO DEATEC

Fique por dentro de tudo que acontece no setor de TIC no oeste de Santa Catarina relacionado ao DEATEC

A importância do líder para os resultados empresariais

18/09/2017 09:37:09

Workshop promovido pela Deatec desenvolveu habilidades de líderes das empresas associadas

O resultado de uma empresa e o engajamento dos colaboradores é reflexo de quem lidera a equipe. A afirmação é do instrutor do workshop “O seu potencial de liderança obtém o desempenho planejado?”, trainer da Dale Carnegie Robert Otto, formado pela Carnegie University (USA). O evento foi promovido nessa semana pela Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec).

De acordo com Otto, o líder atualmente é envolvido em vários contextos, seja na empresa, família, comunidade ou entidades. “Assume muitas responsabilidades e acaba fazendo o simples, que é o mais importante: destinar tempo e atenção para as pessoas”. Para o instrutor, nem sempre o líder sabe como se aproximar da equipe e não conhece ferramentas para desenvolver as pessoas.

Durante a capacitação, ele apresentou, de maneira prática, como entender as áreas chaves onde o líder precisa atuar para que se alcance os resultados almejados. “Os participantes saíram do workshop com clareza de que podem mudar o resultado e que é fruto e reflexo da liderança”, enfatizou.

A sócia da PackID, Caroline Dallacorte, comentou que já conhecia um pouco da metodologia da Dale Carnegie e o tema liderança chamou atenção. “Participei para conhecer mais, avaliar o que preciso melhorar e as habilidades que preciso aprimorar. Consegui fazer uma autocrítica e sair com alguns insights para melhorar tanto na vida pessoal como na profissional”, avaliou.

Otto destacou que o líder deve ser uma pessoa autoconfiante, acreditar na sua equipe, ser comunicativo e um bom ouvinte. Também é importante que seja amigável, saiba elogiar e dar feedbacks, seja uma pessoa equilibrada emocionalmente, tenha resiliência, autocontrole e visão. “São todas habilidades que podem ser desenvolvidas”, observou Otto.

Para o gerente de projetos da DataTransp, Welington Schmitz, o workshop proporcionou desenvolvimento profissional e pessoal. “Levamos também os coordenadores para termos uma visão diferente, buscar outras maneiras de fazer a gestão de pessoas com mais qualidade. Apesar de sabermos tudo o que foi abordado, acabamos não colocando em prática. Participar da capacitação reavivou os conhecimentos. Toda vez que participamos de iniciativas como essa é possível aplicar algo a mais na empresa”, avaliou.

Aprender mais sobre liderança foi o motivo que levou o sócio da Raffinato, Marcio Muxfeldt, a fazer o workshop. Ele avaliou positivamente. “Foi ótimo. Tivemos muitas dicas, sugestões e esclarecimentos, além da troca de experiências entre os participantes que foi muito importante. Porém, é fundamental não parar de estudar, o aprendizado tem que ser constante”.

Participaram do workshop profissionais de empresas associadas à Deatec: Pablo Debona, Leonardo P. Santos e Welington Schmitz da DataTransp, Marcio Muxfeldt da Raffinato, Juliomar Marchetti da Controsoft, Allan Rony Carniel da Neokohm, Caroline Dallacorte da PackID, André João Telöcken da Messtechnick e Crisley Schwabe Klickow da Deatec.