POLO TECNOLÓGICO DO OESTE CATARINENSE
Telefone: (49) 3324.4342 Email: deatec@deatec.org.br

NOTÍCIAS DO DEATEC

Fique por dentro de tudo que acontece no setor de TIC no oeste de Santa Catarina relacionado ao DEATEC

Deatec fortalece atuação na região de Concórdia

29/08/2017 17:30:35

Com uma das principais economias do oeste catarinense, o município de Concórdia está diversificando as atividades econômicas e fortalecendo as empresas na área de tecnologia e inovação. De acordo com a Secretaria de Finanças, existem 158 empresas de TI cadastradas na prefeitura. Com objetivo de reunir as empresas de base tecnológica para fortalecer o segmento, gerando incremento no trabalho, renda, qualificação e inovação, a Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec) está intensificando a atuação em Concórdia.

O município passou a contar com dois representantes da Deatec, Adinarte Correa da Silva e Jackson Laskoski. A intenção é criar uma diretoria regional em Concórdia, aproximando a Associação das empresas para melhor atender suas necessidades. “A união e a troca de informações, por meio do associativismo, fortalece o setor”, frisou Silva. Um diferencial do segmento, segundo Laskoski, é que independente do porte, as empresas de tecnologia não atuam apenas no mercado local e regional, mas também nacional e mundial. “Fazer parte de uma entidade que represente o segmento é fundamental para continuar crescendo”, acrescentou.

O presidente da Deatec, André Telöcken, destacou que a entidade tem como desafio a melhoria constante da gestão das empresas associadas, por meio de cursos, treinamentos e troca de experiências. Também auxilia na qualificação de profissionais para atender a demanda do setor; estimula a melhoria no processo de desenvolvimento por meio de um controle contínuo da qualidade dos produtos e promove a integração e estabelecimento de parcerias entre as empresas associadas, buscando acesso a novos mercados e reconhecimento da sociedade.

Pesquisa da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate) confirma o crescimento do setor no Oeste. A região é a segunda do Estado que mais aumentou o quadro de colaboradores no segmento em 2015. Em Santa Catarina o crescimento foi de 3,6%, enquanto no Brasil o saldo foi negativo em -0,09%. “No ranking de crescimento por regiões catarinenses, o Oeste foi a segunda que mais cresceu (9,6%), atrás somente da Serra (11,7%). A Grande Florianópolis, a maior região do Estado no setor de tecnologia, ficou em terceiro lugar com índice de 4,8%”, enfatizou Telöcken.