POLO TECNOLÓGICO DO OESTE CATARINENSE
Telefone: (49) 3324.4342 Email: deatec@deatec.org.br

NOTÍCIAS DO DEATEC

Fique por dentro de tudo que acontece no setor de TIC no oeste de Santa Catarina relacionado ao DEATEC

Empreendedorismo em ascensão no município de Chapecó

22/06/2017 16:05:51

Para aprimorar conhecimentos sobre gestão e empreendedorismo, Elias Marcelo, formado em Tecnologia da Informação, esteve entre os mais de 40 participantes da palestra de sensibilização do Empretec – Programa de Formação do Empreendedorismo, nessa semana, na sede do Sebrae/SC, em Chapecó. Seu objetivo foi conhecer um pouco mais sobre a capacitação que participará, no período de 3 a 8 de julho.

O empreendedor conta que está criando, em parceria com a Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (DEATEC), um sistema de inovação que possibilitará obter informações nos pontos turísticos da cidade e região, bem como no comércio varejista por meio de um aplicativo inteligente, que poderá ser acessado com smartphone. A tecnologia, formada por dispositivos de IOT (internet das coisas) instalados nos pontos estratégicos, permitirá que o público, ao passar pelos locais, acesse informações (história, dados, descrição, etc) sobre os pontos turísticos, bem como sobre promoções, produtos e outros aspectos do comércio.

Elias Marcelo explica que a ferramenta, inédita em Chapecó, é uma tecnologia trazida dos Estados Unidos que está em fase de teste e será lançada no mês de outubro, durante a Exposição Feira Agropecuária Comercial e Industrial de Chapecó (EFAPI 50 anos). A Tree Pixels é a empresa desenvolvedora do software. O aplicativo será gratuito para android e IOS, o nome está em fase de definição e a ideia é que seja interativo e fácil de assimilar.

Vissandra Pagno é nutricionista e abrirá uma franquia no segmento de alimentação saudável em Chapecó. Primeira em Santa Catarina, a Nação Verde oferecerá produtos das linhas de alimentação saudável, beleza, fitness, entre outros,elaborados de maneira sustentável, visando proporcionar bem-estar e qualidade de vida.

“A ideia é investir em algo que possa incentivar a alimentação saudável e o uso de produtos naturais para incentivar a saúde, além de sustentabilidade ao meio ambiente”, destaca a futura empresária que também participou da palestra do Empretec e participará do curso em julho. Seu objetivo ao participar do Empretec éobter conhecimentos e desenvolver habilidades para gerenciar os negócios.

A explanação sobre o Empretec foi ministrada pelo consultor credenciado ao Sebrae/SC, Jaime Claudino Folle, para possibilitar compreensão sobre os principais aspectos relacionados ao comportamento dos empreendedores.

O Empretec visa potencializar o perfil empreendedor por meio do desenvolvimento de características para melhoria do desempenho empresarial, segurança na tomada de decisões, ampliação da visão de oportunidades e aumento nas chances de sucesso nos negócios. Reconhecido em todo o mundo como um dos melhores programas de capacitação em empreendedorismo, é ministrado pelo Sebrae, no Brasil, desde 1993. A metodologia foi desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e é voltada para o aprimoramento de características de comportamento empreendedor e para a identificação de novas oportunidades de negócios. O curso será ministrado no período de 3 a 8 de julho, das 8 às 18 horas, na sede do Sebrae/SC, em Chapecó.

Interessados podem se inscrever pelo telefone (49) 3330 2800 com Eduardo Sganzerla.