POLO TECNOLÓGICO DO OESTE CATARINENSE
Telefone: (49) 3324.4342 Email: deatec@deatec.org.br

NOTÍCIAS DO DEATEC

Fique por dentro de tudo que acontece no setor de TIC no oeste de Santa Catarina relacionado ao DEATEC

Deatec e Excelência SC promovem a busca pela melhoria na gestão empresarial

26/04/2018 10:35:07

Primeiro encontro do Programa Excelência da Gestão (PEG) ocorreu nessa semana, em Chapecó


Avançar em direção a excelência da gestão e gerar valor aos clientes e acionistas, à sociedade e outras partes interessadas, contribuindo para a sustentabilidade empresarial. Essa é uma das intenções do Programa Excelência da Gestão (PEG), disseminado em Santa Catarinapelo Movimento Catarinense pela Excelência (Excelência SC). Por meio do programa, as empresas implantam o Modelo de Excelência em Gestão (MEG). Para contribuir com o setor de tecnologia e inovação a evoluir nesse processo, a Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec) firmou uma parceria com o Excelência SC e, nessa semana, foi realizado o primeiro encontro com os participantes.

De acordo com a especialista do Excelência SC, Larissa Raiser, a primeira etapa do programa contempla dois encontros para conhecer o MEG e fazer um diagnóstico assistido, com avaliação das práticas empresariais. Na segunda etapa, a especialista visita as empresas para validar o diagnóstico. “Após, as organizações recebem um relatório com os pontos fortes e as oportunidades de melhorias e, depois, participam de mais um encontro para construir um plano de melhoria de gestão”, relatou Larissa.

A próxima fase é a participação em três workshops com especialistas do Excelência SC sobre temas de interesse comum entre as empresas. A última etapa é uma visita de acompanhamento, quando será verificada a implementação do plano de melhoria de gestão. “O programa será realizado durante este ano e tem como principal foco o amadurecimento da gestão com a busca pela excelência”, salientou Larissa.

Para o presidente da Deatec, André Telöcken, a participação dos associados demonstra que os empresários estão conectados com as necessidades do mercado e em busca de melhorias para os negócios. “Utilizar um modelo de gestão de confiança, com o respaldo de entidades reconhecidas, proporciona a identificação de pontos fortes e oportunidades de melhoria e o aprimoramento dos processos internos, dando maior segurança para a tomada de decisões”, realçou.

Participam do programa as empresas associadas: ATSLOG, Acessoline, Inova Soluções Tecnológicas, Interline, Interfoc, Inviolável, Messtechnik, Multisoftware, Optidata e Patrimonial.

O MEG

Em 2016 foi lançado o novo Modelo de Excelência da Gestão (MEG). Em sua 21ª edição, é o carro-chefe da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) para a concretização da sua missão, que é a de estimular e apoiar as organizações brasileiras no desenvolvimento e na evolução de sua gestão para que se tornem sustentáveis, cooperativas e gerem valor para a sociedade.

O MEG possui oito fundamentos da excelência, que são: pensamento sistêmico, aprendizado organizacional e inovação, liderança transformadora, compromisso com as partes interessadas, adaptabilidade, desenvolvimento sustentável, orientação por processos e geração de valor.

A ferramenta pode ser aplicada em qualquer tipo de organização. Entre seus benefícios estão a promoção da competitividade e sustentabilidade, proporcionar um referencial para a gestão, promover o aprendizado organizacional, possibilitar a avaliação e a melhora da gestão de forma abrangente, mesurar os resultados do negócio de forma objetiva. Também desenvolver a visão sistêmica dos executivos, estimular o comprometimento e a cooperação entre as pessoas, incorporar a cultura da excelência, permitir um diagnóstico e a mensuração do grau de maturidade da gestão, uniformizar a linguagem e melhorar a comunicação gerencial. Prepara, ainda, a organização para participar do Prêmio Catarinense da Excelência, uma forma de incentivo à qualificação das empresas que passam a ser reconhecidas pela excelência na gestão.